Arte latino- Americana na PUC-Campinas

terça-feira, 30 de abril de 2013

 Uma verdadeira aula sobre a arte da gravura contemporânea na América Latina estará em exposição na Galeria da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas de 19 de abril a 10 de maio, no Centro de Linguagem e Comunicação, prédio H7, Campus I. Trata-se do “10º Grabados e Gravuras“ que traz obras de 14 artistas representantes de 9 países da América Latina.

Com curadoria de Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais e extensionista da PUC-Campinas, a mostra reúne 14 obras do acervo Olho Latino. O acervo tem obras de importantes artistas, que são considerados referências nesse tipo de arte. “Muitos são professores universitários na área da gravura e premiados em importantes Bienais”, explica o curador.

A edição que será exposta na Galeria de Artes Visuais – CLC - da PUC-Campinas reúne parte desse acervo com obras de importantes artistas, alguns já falecidos.  Para o curador, Paulo Cheida Sans, o espectador poderá notar várias semelhanças entre as gravuras dos países latinos, principalmente no que diz respeito aos temas sociais. “Em geral, essa angústia gerada pela desigualdade social é um tema frequente”. Ressalta ainda que a mostra sintetiza as inúmeras possibilidades técnicas da arte da gravura, como a xilogravura, a calcogravura, a serigrafia, a litografia e outras.

Participam da mostra os seguintes artistas:
Alda Armagni, Alicia Scavino, Osvaldo Jalil (Argentina); Paola Rozo (Bolívia); Antonio Henrique Amaral, Maria Bonomi (Brasil); Matilde Pérez (Chile); Fernando Torres (Equador); Ernesto Mallard (México); Olga Blinder (Paraguai); Carolina Salinas, Olga Flores (Peru); Leonilda González, Raul França (Uruguai).

A abertura da mostra do 10º Grabados e Gravuras será em 19 de abril, às 20h, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais do Centro de Linguagem e Comunicação da PUC-Campinas. Após a cerimônia de abertura acontecerá o painel sobre a Gravura Latino-Americana com as artistas especialmente convidadas para o evento, Carolina Salinas e Olga Flores, ambas são professoras do Curso de Artes, da Especialidade Gravura, da Pontifícia Universidade Católica do Peru e são consagradas na história da gravura da América Latina. A coordenação do painel estará a cargo do curador Paulo Cheida Sans.

“Grabados e Gravuras” é um evento realizado pelo Museu Olho Latino compreendendo várias mostras que estão sendo expostas em vários locais no decorrer do ano. O projeto foi premiado com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A primeira exposição “Grabados e Gravuras” foi realizada na PUC-Campinas em 1991 e as demais edições do evento foram apresentadas em mais de 50 mostras em várias cidades no Brasil, como em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, além de Quebec, no Canadá.

Vale conferir a qualidade das gravuras expostas. É uma oportunidade única para o público. A entrada é franca. A exposição poderá ser visitada até 10 de maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e das19h às 21h na Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais - Prédio H 7 – CLC - Campus I da PUC-Campinas – Rodovia “D. Pedro I” – Km 136.

Informativo:

Evento: “10º Grabados e Gravuras“ – obras do acervo Olho Latino
Período da mostra: 19 de abril a 10 de maio de 2013.
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Expositores: Alda Armagni, Alicia Scavino, Osvaldo Jalil (Argentina); Paola Rozo (Bolívia); Antonio Henrique Amaral, Maria Bonomi (Brasil); Matilde Pérez (Chile); Fernando Torres (Equador); Ernesto Mallard (México); Olga Blinder (Paraguai); Carolina Salinas, Olga Flores (Peru); Leonilda González, Raul França (Uruguai).
Local: Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais.
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e das 19h às 21h. (Entrada gratuita).
Endereço: Prédio H 7 – CLC - Campus I da PUC-Campinas – Rodovia “D. Pedro I” – Km 136 – Campinas, SP


http://www.planetauniversitario.com/index.php/cultura-e-arte-mainmenu-62/mostras-e-exposicos-mainmenu-64/29953-a-arte-latino-americana-em-destaque-na-puc-campinas

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Blog contents © Artes, Perebas e Etecéteras 2010. Blogger Theme by Nymphont.